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Tendências para a Supply Chain

As principais tendências no campo da Supply Chain que estão transformando a forma de fazer negócios

Inteligência Artificial, internet das coisas (IOT), produção conectada, “servitização”, analytics, big data, veículos autônomos, drones, “uberização” do transporte, impressão 3D ou manufatura aditiva/laminar, e-mobility, etc.

Já provocam impactos disruptivos, suplantando as soluções/tecnologias existentes.

Ao longo da última década, a Supply Chain passou por enormes mudanças… o que era função puramente operacional de logística, que prestava contas a área de produção ou comercial e cujo foco era simplesmente assegurar o abastecimento das linhas de produção e a entrega aos clientes, tornou-se agora uma função de gestão independente.

A gestão da cadeia de suprimentos deve garantir que as operações sejam bem integradas (dos fornecedores aos clientes), e que as decisões sobre custo, estoque e atendimento ao cliente sejam tomadas de uma perspectiva de ponta a ponta e não isoladamente, por função.

A digitalização da cadeia de suprimentos permite as empresas lidar com novas exigências dos clientes, com desafios do lado da oferta e com as demais expectativas de melhoria da eficiência.

 

A digitalização resulta na Supply Chain 4.0 que é …

Mais rápida

Mais flexível

Mais customizada

Mais precisa

Mais eficiente

 

Impacto da Cadeia de Suprimentos 4.0

– Melhor atendimento

– Redução das vendas perdidas

– Estoques balanceados

– Redução de custo na cadeia de suprimentos

 

“Servitização”

A mudança estratégica dos produtos manufaturados incluindo criação de novos serviços através da “Servitização” é um fator-chave atrás do imperativo de transformação digital.

A servitização do setor de manufatura está sendo impulsionada em parte por pressões competitivas, mas também por clientes que exigem mais e querem tudo o mais rápido.

A servitização já está pagando dividendos e aqueles que não adotaram estão perdendo receitas e, novas formas de desenvolver suas ofertas.

A servitização oferecerá novas oportunidades de trabalho na manufatura aos empregados focados em tarefas exclusivas de produção.

As empresas que ainda não adotaram um modelo de negócios centrado no serviço devem compactar o tempo de entrega ao mercado desde a concepção até tornar-se um item comercial, o mais rápido possível.

 

Logística Urbana

Os ensaios mostram que a condução autônoma desempenhará um papel cada vez mais exponencial durante a chamada “última milha”, ou seja, o último passo no processo de entrega ao cliente.

Várias exigências legais e de infraestrutura devem ser cumpridas em primeiro lugar, antes das entregas por drones e robôs.

A medida que as redes de transportes e as cadeias de suprimentos do mundo se tornam cada vez mais interligada e complexas, os sistemas que as suportavam estão melhorando e avançando com a mesma velocidade.

As principais soluções de TMS (Sistemas de Gerenciamento do Transporte) estão na integração de aplicativos de smartphones em toda a cadeia.

Inovações em embalagens, que reaproveitem em fluxos de vai e volta (retornáveis), doação de embalagens etc., preocupadas com a sustentabilidade e com os custos envolvidos.

 

Fonte: IMAM por Reinaldo A. Moura

 

Imagem: Bigstock by AllaSaa

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