Blog

Rompendo paradigmas na logística

Paradigma, palavra de origem grega – parádeigma, que significa modelo, padrão, comportamento, convenção, norma, hábito, etc. Convivemos com paradigmas desde a existência do mundo e os rompimentos são perceptíveis!

Interrompa a leitura por alguns segundos, feche os olhos e pense o que mudou em sua vida pessoal, profissional e familiar nos últimos tempos. Em tempos de crise, o rompimento dos paradigmas tornaram-se mandatórios e imprescindíveis para buscar soluções criativas e oportunidades de melhorias. Esse é um momento de reflexão (“pensar fora da caixa”), planejamento e ação para nos prepararmos para enfrentar a crise e todos os seus desafios.

E na logística de sua empresa, o que precisa mudar? Quais paradigmas necessitam ser rompidos? Como melhorar o seu nível de serviço e reduzir o custo logístico total? Quais os impactos na gestão do estoque, caso o Just in Time deixe de atender as necessidades? Os equipamentos de movimentação são os mais adequados ao processo? Como tratar a intermodalidade dos transportes? Onde os transportes rodoviário, aéreo e fluvial se interligam? Qual o futuro das comunicações eletrônicas via internet?

Se ainda não temos as respostas para todas essas perguntas, devemos buscá-las e se não fizermos nada, alguém fará!

 

Fonte: IMAM – Marcos Francisco Maregatti

 

Imagem: Bigstock by beer5020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *