Blog

Lean como um valor da organização

Temos visto há anos muitas iniciativas de implementação da Filosofia Lean em milhares de organizações pelo mundo. Algumas irão se perpetuar e se tornar cases de sucesso, outras irão passar, como vão e voltam os estilos das roupas. Por quê? Qual a resposta para o sucesso e o fracasso? Por mais que tenha ouvido centenas de justificativas, e depois de anos trabalhando com implementação de projetos de mudanças culturais em diversas organizações, minha convicção se fortalece cada vez mais.

A diferença está no “status” que é dado à Filosofia Lean nestas organizações. Isso varia de uma simples implementação de ferramenta, passando por implementações em uma área piloto ou até de projetos mais longos, mas o que faz realmente a diferença é a compreensão dos dirigentes das empresas de que a Filosofia Lean deve ser alçado a categoria de “Valor da Organização”. O que são valores? São os conceitos que os acionistas das empresas acreditam (vejam que eu escrevi acionista se não diretores, pois estes também podem entrar e sair). Representam os credos de uma organização.

 

Qual a diferença?

Os valores de uma organização não são negociados. Podemos questionar os processos de uma organização, suas competências, seus indicadores e estratégias, mas não seus valores.

Quando uma empresa acredita que honestidade é um valor, nunca abrirá mão dela para ganhar mais dinheiro. Quando uma empresa acredita na inovação, ou na ética, ou na importância das pessoas, enfim, se seus colaboradores não acreditarem, é melhor procurarem outra empresa para trabalhar, pois novamente: valores são inegociáveis. Recentemente, na empresa Metalkraft, fizemos questão de colocar o pensamento enxuto entre os valores da organização na revisão de seu planejamento estratégico, não que a sua diretoria, que por anos investe em lean, estivesse em dúvida, mas para comunicarmos isso para todos os colaboradores, fornecedores e clientes. Tenho certeza que este mesmo valor está contido na Schmersal e na Rousselot, que são outros recentes cases de sucesso da filosofia lean nos quais a IMAM está presente.

 

Sidney Trama Rago

 

Fonte: IMAM

 

Imagem: Bigstock by Wavebreak Media Ltd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *