Blog

Como reduzir estoques?

Manter um estoque pode custar caro, mas reduzi-lo de forma ineficiente pode trazer incômodos desnecessários. Conheça dez maneiras que ajudam a diminuir o nível de estoque sem afetar o serviço.

 

1 – MEDIR OS NÍVEIS DE SERVIÇO. Você só é eficaz se seu atendimento está em sintonia com seus propósitos e as expectativas de seus clientes.

2 – GARANTIR MELHORES PREVISÕES. Apesar de não serem 100% exatas, melhores previsões permitem que se tenha um estoque mais balanceado.

3 – ACOMPANHAR A VARIABILIDADE DA DEMANDA. Crie estratégias para melhor lidar com as demandas sazonais, com o dimensionamento dinâmico dos parâmetros de gestão de estoques.

4 – AVALIAR A CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS. Muitas vezes soluções simples e efetivas estão ao nosso alcance e não enxergamos. Simplifique seu sistema de gestão de estoques.

5 – Com entregas mais frequentes e lotes menores é possível REDUZIR O TAMANHO DOS PEDIDOS E DOS LOTES DE FABRICAÇÃO. Negocie com seus fornecedores internos e externos lotes adequados para todos.

6 – DIMINUIR O LEAD TIME DOS FORNECEDORES E DA FABRICAÇÃO. Para isso você precisa ter controles internos e implementar melhorias contínuas nos processos.

7 – MELHORAR A CONFIANÇA NO ABASTECIMENTO. Você precisa aprimorar a confiança em seus parceiros se quiser reduzir estoques, buscando melhores índices de qualidade.

8 – RECONFIGURAR A CADEIA DE ABASTECIMENTO. Se desenhada corretamente e eficiente, é possível operar com estoques menores, sem redundâncias desnecessárias, e alocados na melhor posição estratégica.

9 – REDUZIR O NÚMERO DE ITENS. É comum ocupar o espaço útil com materiais desnecessários. Questione a necessidade de cada item no estoque, e procure evoluir na padronização e gestão do cadastro de materiais.

10 – MANTER SALDOS CONFIÁVEIS. Acompanhe a acurácia, buscando desempenho maior/igual a 99,7% para se certificar que seus processos estão consistentes.

 

Fonte: IMAM

 

Imagem: Bigstock by pressmaster

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *